BREVE HISTORIAL

A fundação oficial da Irmandade de “O Senhor Jesus da Misericórdia”, remonta a 1521, por alvará ordenado por Dom Manuel I, quando o monarca se encontrava em Santarém. Todavia, tudo leva a crer que a data precisa da fundação da Santa Casa seja anterior a 1521, pelo cruzamento de diversa documentação, tornando-se assim urgente, a realização de estudos mais aprofundados neste domínio. O seu primeiro Provedor, comprovado documentalmente, foi Manuel da Gama (1534).

Determinava o despacho real que a Santa Casa da Misericórdia de Redondo iria absorver integralmente todos os bens passivos e futuros deixados em testamento por Catarina Pires Folgada, viúva de Vicente Anes Colombo, que em 1443 tinha instituído uma Albergaria para receber e tratar os mais necessitados.

Com efeito, é na doação de uma propriedade e de uma moradia de casas, no castelo da vila, por D. Catarina, que encontramos a erecção fundacional da Santa Casa, a que o alvará do monarca acrescenta a obrigação de manter botica para enfermos pobres.

Em 13 de Maio de 1566, também por alvará régio, o Hospital que foi construído sobre as casas doadas por D. Catarina, é incorporado na Misericórdia de Redondo. O edifício sofrerá contínuas obras de ampliação até finais do séc. XIX/princípios do séc. XX, sempre ao ritmo da vontade e das disposições testamentárias dos beneméritos da Misericórdia.

É dependência do Hospital o velho edifício destinado antigamente ao recolhimento de inválidos e que foi edificado a expensas do benemérito João António Marques Rosado, desta vila. Dele fez doação ao Hospital, em 1869, tendo recebido o nome de “Recolhimento João António Marques Rosado”, que continua a cumprir a sua missão nos tempos actuais.

No campo religioso, a Santa Casa da Misericórdia de Redondo constitui uma Instituição, reconhecida pelos direitos civil e canónico. O ingresso, na Irmandade de “O Senhor Jesus da Misericórdia” é solicitado pelo(a) candidato(a), mediante o preenchimento de uma proposta assinada por dois Irmãos proponentes, seguindo-se, depois a sua apreciação em reunião da Mesa Administrativa, na presença dos cinco mesários, e é votada por escrutínio secreto, conforme estabelece o Compromisso.

A Irmandade manda celebrar missas por alma dos Beneméritos e dos Irmãos falecidos e participa, por convite da Paróquia, em diversas procissões, nomeadamente, nas do Senhor Jesus dos Passos, do Enterro do Senhor e do Corpo de Deus. Mais ordena o seu Compromisso que todos os Irmãos devem viver as catorze obras de Misericórdia e visitar regularmente o Lar.