EQUIPA DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE REDONDO

A Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância de Redondo (ELIPIRED) integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), constituído a partir do Decreto de Lei nº 281/2009 que define a intervenção precoce na infância como “ um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, saúde e acção social.” É uma resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, desde 2008 sendo constituída por duas Docentes, uma Terapeuta da Fala, duas Técnicas de Serviço Social, uma Psicóloga, uma Fisioterapeuta e uma Enfermeira.
A Equipa de Intervenção precoce desenvolve a sua intervenção no contexto de vida da criança, seja ele o estabelecimento de educação pré-escolar, creche, ama, domicílio ou na sede da equipa, situada no Centro de Saúde de Redondo. O serviço é prestado em horário a definir com a respetiva família e de acordo com as necessidades da mesma.

Horário de Funcionamento

Segunda a Quarta: 9H00M-13H00M | 14H00M-17H00M
Quinta a Sexta: 9H00M-13H00M | 14H00M-18H00M

A QUEM SE DESTINA?

Crianças dos 0 aos 6 que apresentam:

  • Risco grave de atraso de desenvolvimento, ou seja, a presença de condições biológicas, psicoafectivas ou ambientais que impliquem alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança.
  • Risco de alterações nas funções e estruturas do corpo, que limite o normal desenvolvimento da criança e a sua participação, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, consoante a idade e o contexto social.

OBJETIVOS

A ELIPIRED, pretende através da sua intervenção sinalizar, incluir e minimizar o impacto das problemáticas da criança e família com risco ou atraso de desenvolvimento; Promover o reconhecimento da criança como um ser biopsicossocial através da articulação com toda a comunidade do Concelho de Redondo e construir uma ação centrada na família enquanto sistema ativo.

REFERENCIAÇÃO

A criança que apresente necessidades de intervenção pode ser referenciada por qualquer pessoa ou serviço da comunidade, através do preenchimento do documento destinado para este efeito, que deve ser entregue na Sede da ELIPI.

Contactos

Alameda do Calvário – Edifício do Centro de Saúde de Redondo

7170-909 Redondo

TLF: (+351) 266 989 110
TLM: (+351) 963 849 563
FAX: (+351) 266 909 535

Envie-nos uma mensagem