SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
Esta resposta foi criada no ano de 2003, no sentido de responder a problemas específicos do concelho de Redondo, nomeadamente a falta de recursos das famílias, tendo ainda como objetivo inicial, ajudar as famílias a gerir e organizar a economia doméstica.
A partir de 2016 e de modo a ir ao encontro da legislação em vigor o GAF passou a denominar-se Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
Este serviço desenvolve atualmente uma intervenção sistémica e transversal, fomentando uma cultura de parceria com as diversas instituições locais, o que permite ser bastante reconhecido quer pelos parceiros como pela população do concelho.
Esta resposta social tem como finalidade a promoção da melhoria das condições de vida dos indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade psicossocial e económica.
A atual conjuntura económica veio acrescentar novos problemas e novos públicos, o que levou à necessidade de rever toda a intervenção e criar estratégias que permitam responder de forma assertiva aos reais problemas da comunidade. Dessa forma foram criadas atividades que respondam de forma imediata aos problemas de base das famílias, preconizando igualmente formas de intervenção psicossocial, que visam trabalhar a família de forma ecológica e sistémica.