SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL

A Santa Casa da Misericórdia de Redondo estabeleceu no ano de 2003 um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Évora para a resposta social de apoio à família, designada por Gabinete de Apoio à Família (GAF).

Esta resposta foi criada no ano de 2003, no sentido de responder a problemas específicos do concelho de Redondo, nomeadamente a falta de recursos das famílias, tendo ainda como objetivo inicial, ajudar as famílias a gerir e organizar a economia doméstica.

A partir de 2016 e de modo a ir ao encontro da legislação em vigor o GAF passou a denominar-se Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

Este serviço desenvolve atualmente uma intervenção sistémica e transversal, fomentando uma cultura de parceria com as diversas instituições locais, o que permite ser bastante reconhecido quer pelos parceiros como pela população do concelho.

Esta resposta social tem como finalidade a promoção da melhoria das condições de vida dos indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade psicossocial e económica.

A atual conjuntura económica veio acrescentar novos problemas e novos públicos, o que levou à necessidade de rever toda a intervenção e criar estratégias que permitam responder de forma assertiva aos reais problemas da comunidade. Dessa forma foram criadas atividades que respondam de forma imediata aos problemas de base das famílias, preconizando igualmente formas de intervenção psicossocial, que visam trabalhar a família de forma ecológica e sistémica.

Horário de Funcionamento

9H00M-13H00M | 14H00M-17H30M

SERVIÇOS

  •  Serviço Social
  •  Núcleo de Recursos: Banco de Alimentos e produtos de higiene, vestuário, equipamentos e mobiliário
  •  Cantina social
  •  Projeto Misericórdia de Redondo – A Solidariedade a Transformar Vidas!

OBJETIVOS

  •  Promover a inserção social de utentes/famílias em situação de vulnerabilidade social e económica
  •  Assegurar o acompanhamento social de utentes/famílias no desenvolvimento das suas potencialidades, contribuindo para a promoção da sua autonomia, autoestima e gestão do seu projeto de vida
  •  Desenvolver atividades dinamizadoras com vista à aquisição e promoção de competências pessoais, sociais e organizacionais
  •  Articular os diferentes recursos da comunidade de forma a responder de forma eficaz e eficiente às necessidades e problemas da comunidade