SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

A Santa Casa da Misericórdia de Redondo desenvolve a Reposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), simultaneamente na Vila de Redondo e Aldeia de Santa Susana, coexistindo assim um duplo compromisso entre a resposta social e o local onde se prestam os serviços.
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) consiste numa prestação de cuidados e serviços a pessoas e, ou famílias que se encontram no seu domicilio, em situação de dependência física e, ou psíquica, que não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades, e/ ou a realização das actividades instrumentais da vida diária, nem possuam suporte familiar para esse efeito.

No âmbito do SAD, e ao nível da intervenção social, são desenvolvidas respostas ajustadas ás necessidade e expectativas das pessoas que procuram a prestação de cuidados e serviços no seu domicílio.

O cumprimento desta missão, obedece a uma estratégia de respeito integral pelos direitos do utente como pessoa, e enquanto Ser Humano, com todos os garantes da dignidade, que assenta num compromisso com a qualidade dos serviços praticados e os mais elevados padrões éticos.

O SAD orienta os seus princípios, missão e valores na óptica de um grau de prestação de serviços optimizado, adequado ás crescentes necessidades dos seus utentes, valorizando e capacitando as suas equipas com instrumentos que as possibilitem de, em cada dia, em cada apoio, serem uma mais valia, e um suporte para aqueles que não o possuam. A humanização dos nossos serviços, pretende ascender a um bem maior, que é dar mais vida aos anos.

SERVIÇOS

  •  Cuidados de higiene e conforto pessoal
  •  Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados e local do domicílio onde estes são prestados
  •  Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas que tenham prescrição médica
  •  Tratamento e cuidado da roupa pessoal do utente
  •  Cuidados de imagem
  •  Animação e socialização
  •  Apoio psicossocial

OBJETIVOS

  •  Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e famílias
  •  Prevenir a institucionalização desnecessária e precoce, resultantes de situações de dependência
  •  Proporcionar um apoio personalizado aos utentes e/ ou às suas famílias no seu domicílio, de forma a conceber situações facilitadoras de desenvolvimento global, com o assegurar dos cuidados de ordem física, e apoio social, estabilidade emocional, e vivência pessoal, promovendo a sua autonomia pessoal